http://cienciasfundamentalemedio.blogspot.com.br/
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam humores. Os tubos são os vasos e os humores são o sangue e a linfa, impulsionados pelo coração que funciona como uma bomba propulsora.
É constituído pelo sistema sanguífero, cujos componentes são os vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração (o qual pode ser considerado como um vaso modificado); sistema linfático, formado pelos vasos condutores da linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfoides (linfonodos e tonsilas); órgãos hemopoiéticos, representados pela medula óssea e pelos órgãos linfoides (baço e timo).
A função primária do sistema circulatório é transportar materiais para e de todas as partes do corpo. As substâncias transportadas pelo sistema circulatório podem ser dividas em: nutrientes, água e gazes que entram no corpo a partir do meio externo, materiais que se movem de célula para célula e resíduos que as células eliminam.
Coração
http://o-corpohumano.tumblr.com/
O coração é um órgão oco formado pelo músculo estriado cardíaco e realiza contrações involuntárias. Essa musculatura, denominada miocárdio, é recoberta interna e externamente por membranas, que são finas camadas de tecido. A membrana interna do miocárdio chama-se endocárdio e a externa, epicárdio.
O pericárdio é uma membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade para os movimentos de contração do coração. O pericárdio consiste em duas camadas: pericárdio visceral (camada interna) e pericárdio parietal (camada externa).
Vista anterior do coração
http://atlasdeanatomiahumano.blogspot.com.br/
Vista posterior do coração
http://atlasdeanatomiahumano.blogspot.com.br/
Por ser um órgão que funciona como uma bomba
contrátil-propulsora ele possui uma atividade
elétrica, intrínseca e ritma. Essa atividade
é a razão dos batimentos
contínuos do coração. Ela é ocasionada
por um sistema de condução nervosa composto por uma série de células
auto-rítmicas, ou seja, auto-excitáveis. O conjunto dessas células forma assim um tecido excito-condutor dividido em quatro estruturas interligadas morfo-funcionalmente, são essas:
- Nó sinusal (nó sinoatrial): é um aglomerado de células excitáveis especializadas, situado no extremo da região ântero-superior direita do coração, próximo a junção da veia cava superior com o átrio direito;
- Nó atrioventricular: se constitui num aglomerado celular excitável especializado, situado na junção entre os átrios e os ventrículos, na porção basal do septo interventricular, na região mediana do coração;
- Feixe de His e seus ramos principais direito e esquerdo com suas sub-divisões: localizam-se na intimidade da estrutura muscular miocárdica, partindo da base do septo interventricular e dirigindo-se aos ventrículos direito e esquerdo, respectivamente;
- Sistema de fibras de Purkinje: representa uma rede terminal de condução do impulso elétrico a cada célula miocárdica contrátil.
http://www.auladeanatomia.com/
O coração tem a função de impulsionar o sangue através do sistema de vasos sanguíneos a todos os locais do corpo. Ele envia o sangue para as artérias com tanta pressão que provoca também o movimento do sangue das veias em direção a si próprio. O enchimento do coração se dá, portanto, de modo passivo. Observa-se, dessa forma, duas etapas distintas no trabalho do coração:
- Sístole: movimento em que o coração se contrai, expulsando o sangue sob pressão para as artérias.
- Diástole:quando o coração relaxa, enchendo-se passivamente com sangue das veias.
As etapas de sístole e diástole se sucedem continuamente, fazendo a circulação do sangue.
http://www.auladeanatomia.com/
O coração humano é tetracavitário (dividido em quatro câmaras), das quais duas ficam no lado direito (átrio e ventrículo direito), onde passa o sangue venoso, e duas no lado esquerdo ( átrio e ventrículo esquerdo), onde passa sangue arterial. A separação é feita pelos septos interatrial, interventricular e atrioventriculares.
Os átrios correspondem a base do coração. São câmaras de recepção do sangue com expansões cavitárias denominadas aurículas.
Os ventrículos correspondem ao ápice do coração. São câmaras que retiram o sangue do coração.
http://www.alunosonline.com.br/
As valvas cardíacas permitem que o sangue flua de maneira unidirecional.
As duas válvulas que separam as câmaras atriais superiormente dos ventrículos são chamadas válvulas AV ou atrioventriculares.
As duas válvulas AV são chamadas de válvula mitral ou bicúspide, localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo, e a válvula tricúspide, localizada entre o átrio e o ventrículo direito.
As válvulas atrioventriculares impedem o fluxo do sangue para os átrios, quando ocorre a contração dos ventrículos. Várias estruturas em forma de cordões, chamadas de cordas tendíneas, prendem as válvulas atrioventriculares à pequenas colunas cárneas chamadas de músculos papilares.
http://www.auladeanatomia.com/
As valvas semilunares estão localizadas entre as duas câmaras ventriculares e as grandes artérias que transportam o sangue para fora do coração, ao ocorrer a contração. Os ventrículos, como os átrios, contraem-se juntos. Portanto, as duas válvulas situadas entre os ventrículos e as grandes artérias de saída do sangue se abrem e fecham ao mesmo tempo. As valvas semilunares do tronco pulmonar estão localizadas no início do tronco pulmonar e permitem que o sangue que está se encaminhando para os pulmões fluam para fora do ventrículo direito, mas impedem que o sangue reflua de volta para o ventrículo. As valvas semilunares da aorta estão localizadas no início da aorta, e permitem que o sangue que está se encaminhando para a aorta flua para fora do ventrículo esquerdo, mas impedem que o sangue reflua a esse ventrículo.
http://www.tuasaude.com/
Os vasos sanguíneos são um conjunto de canais do organismo por onde circula o sangue para nutrir todas as células. São classificados em três tipos principais: artérias, veias e capilares.
As artérias e as veias são formadas pelo mesmo tecido, mas em proporções diferentes.
- Artérias: são vasos que saem do coração através dos ventrículos e se formam por ramificações. Suas paredes intermediárias, formadas por fibras musculares e elásticas, são mais grossas, o que é bastante prático, uma vez que as artérias têm de suportar e absorver verdadeiras ondas de sangue oriundas de cada batimento cardíaco, as quais geram enorme pressão. A menor porção das artérias são as arteríolas.
- Veias: são vasos que chegam ao coração através dos átrios e se formam por anastomoses (união). Suas paredes são mais espessas e quase flácidas, quando o sangue passa por elas ele tem menos força, exercendo menos pressão. Portanto, as veias são menos elásticas e resistentes que as artérias. A menor porção das veias são as vênulas.
- Capilares: São vasos microscópicos que estabelecem a ligação entre os menores ramos arteriais e as menores veias, e transportam sangue com baixa pressão através dos tecidos. São vasos com grande superfície, o que facilita as trocas gasosas e metabólicas entre o sangue e as células.
http://jairtonedfisica.blogspot.com.br/
Circulação Pulmonar (Pequena Circulação)
A pequena circulação (circulação pulmonar) é o fluxo de sangue que vai do coração para os pulmões e vice-versa. Ela ocorre para oxigenar o sangue e retirar dele o gás carbônico (hematose).
Na circulação pulmonar o sangue sai do coração pelo ventrículo direito, chegando aos pulmões através da artéria pulmonar e desemboca, novamente ao coração, através das veias pulmonares pelo átrio esquerdo.
http://goretysilva.blogspot.com.br/
Circulação Sistêmica (Grande Circulação)
A grande circulação é o fluxo de sangue que sai do coração pelo ventrículo esquerdo e vai para todos os órgãos através artéria aorta, levando o sangue oxigenado e retornando ao coração através das veias cavas trazendo impurezas e gás carbônico ao átrio direito.
http://bio-log.blogspot.com.br/
A seguir um vídeo demonstrando o sistema circulatório no adulto e no feto. Lembrando que o presente blog trata-se apenas da anatomia humana no adulto.
https://www.youtube.com/watch?v=73THGXdeKsY
Referências Bibliográficas
Anatomia Facial com Fundamentos de Anatomia Sistémica Geral.
Por MIGUEL CARLOS MADEIRAN 2ª edição
Anatomia Humana Básica e Sistémica.
Por DANGELO E FATTINI
Enfermagem M.c.Aplicada Sistema Cardiovascular.
Por EVANISA MARIA ARONE, MARIA LUCIADOS SANTOS PHILIPPI 5ª edição
Estrutura e função do corpo humano.
Por GARY A. THIBODEAU, KEVIN T. PATTON 11ª edição
Anatomia Facial com Fundamentos de Anatomia Sistemica Geral.
Por MIGUEL CARLOS MADEIRAN 2ª edição
Corpo Humano - Órgãos, Sistema e Funcionamento.
Por RAFAEL LUIZ DE ANDRADE ZORZI, IRIAM GOMES STARLING
Fisisologia Humana - Uma Abordagem Integrada.
Por DEE UNGLAUB SILVERTHORN
Aula de Anatomia (Professor Igor Campos)
Incrível, ótimo material. Queria ter te encontrado a alguns anos atrás rs
ResponderExcluir