sábado, 7 de junho de 2014

Anatomia Humana-Sistema Respiratório

     http://www.novidadediaria.com.br/


 A principal função do sistema respiratório é obter oxigênio do ambiente externo e fornecê-lo as células e remover do corpo o dióxido de carbono produzido pelo metabolismo celular, além de filtrar, aquecer e umidificar o ar que inspiramos.
   O sistema respiratório é divido em vias aéreas superiores (fossas nasais, faringe e laringe) e vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios, bronquíolos e os dois pulmões).
   É composto também pelos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).

http://pt.wikipedia.org/


   Fossas nasais (cavidades nasais): constituem a primeira parte das vias aéreas. Localizam-se acima da cavidade bucal e são separadas pelo palato. Elas se abrem externamente pelas narinas, aberturas situadas no nariz, que é composto de ossos e cartilagens.
    Logo após a abertura das narinas, a porção inicial das cavidades nasais é denominada vestíbulo nasal que é uma área curta recoberta por pele com pelos grossos (vibrissas) que captam as partículas maiores em suspensão no ar.
   Após o vestíbulo, a cavidade nasal é revestida por uma membrana mucosa cujas células possuem cílios que ajudam a filtrar o ar inspirado. Essas células produzem uma secreção denominada muco que contribui para a retenção de impurezas do ar.
 
 
 
   Nas partes laterais das fossas nasais encontram-se as conchas nasais (cornetos). Essa área é muito vascularizada para manter o ar numa temperatura estável. As conchas nasais aumentam a superfície de contato do ar inspirado com a região umidificada pelo muco garantindo que o ar inspirado seja filtrado e adquira a temperatura e a umidade necessárias para não irritar a porção respiratória do sistema.

http://www.mundoeducacao.com/

   Na parte superior das fossas nasais estão as terminações nervosas do nervo olfatório que é responsável pelo sentido do olfato.
   Entre as conchas das fossas nasais estão as aberturas dos seios paranasais. Essas estruturas são espaços aéreos dentro dos ossos (pneumáticos) do crânio, também forrados por mucosa. Possui função de aquecer o ar inspirado, atuar como caixa de ressonância da voz e diminuir o peso do crânio.

http://www.lifesavers.com.br/

   Os principais seios paranasais são os seios frontais e os seios maxilares, que tem papel relevante na reverberação do som durante a fala. Existem também os seios esfenoidais e etmoidais.
   Faringe: situada posteriormente às fossas nasais, à boca e à laringe, pode ser dividida em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A faringe pertence tanto ao trato respiratório quanto ao digestório, e é nela que ocorre o cruzamento aéreo-digestivo, onde a comida deglutida passa pelo mesmo local em que o ar é inspirado.
   A faringe continua inferiormente, porém sua parte inferior (hipofaringe), pertence apenas ao sistema digestório. 

http://funny-pictures.picphotos.net/


   Laringe: localiza-se inferiormente a faringe. A laringe se compõe de várias peças cartilagíneas. 
 Duas faixas fibrosas curtas, as pregas vocais, alongam-se transversalmente no interior da laringe. Músculos que se inserem nas cartilagens da laringe podem tracionar essas pregas de tal forma que ficam tensas ou relaxadas. Quando as pregas vocais estão tensas, a voz tem um registro agudo; quando estão relaxadas, a voz sai grave. A glote é  o espaço entre as pregas vocais. Outra cartilagem, a epiglote, cobre parcialmente a abertura da laringe. A epiglote funciona como um alçapão, fechando a laringe no momento da deglutição, evitando que alimentos entrem na traqueia.

http://scrueldade.blogspot.com.br/

  Traqueia: é um tubo cilíndrico, cartilaginoso, membranoso e elástico, situado na porção ântero-inferior do pescoço e na região superior do tórax. A traqueia mede de 9 cm a 12,5 cm de comprimento e é formada por anéis cartilaginosos (cartilagem hialina) em formato de C.
  Sua função é permitir a passagem do ar para os pulmões na inspiração, e deste para o ambiente na expiração.
   Brônquios e árvore brônquica: no mediastino no nível da quinta vértebra torácica, a traqueia dividi-se em, brônquio principal direito e brônquio principal esquerdo. Na região da bifurcação da traqueia, a cartilagem hialina forma uma crista conhecida como carina da traqueia. O brônquio principal direito é mais curto, mais vertical e mais amplo em diâmetro do que o brônquio principal esquerdo.
  sistemarespiratoriobio.blogspot.com.br

  Após a entrada dos brônquios nos pulmões, eles se ramificam várias vezes em vias de passagem cada vez menores, formando a árvore brônquica. Os brônquios principais dividem-se para formar os brônquios lobares, os quais ramificam-se em brônquios segmentares. Existem três brônquios lobares e dez brônquios segmentares do lado direito, mas somente dois brônquios lobares e oito brônquios segmentares do lado esquerdo. A ramificação continua dando origem, finalmente, aos bronquíolos. Os bronquíolos terminais ramificam-se em pequenos bronquíolos respiratórios, que levam aos microscópicos ductos alveolares. Esses ductos terminam em aglomerados de minúsculos sacos de ar denominados alvéolos. Os alvéolos são circundados por extensivos leitos capilares da circulação pulmonar. É neles que ocorre a respiração externa.
 margaridapereira-cn.blogspot.com.br
  
   Pulmões: são macios, esponjosos e se dividem em partes chamadas de lobos: dois no pulmão esquerdo e três no direito. Os pulmões são separados entre si pelo mediastino (que contém o coração) eles repousam sobre o diafragma e estendem-se superiormente logo acima do ponto médio da clavícula. O único ponto de fixação para cada pulmão está no hilo, ou raiz, na face medial. Esse é o local no qual os brônquios, os vasos sanguíneos, os vasos linfáticos e os nervos entram nos pulmões.
   Externamente, os pulmões são revestidos por uma membrana, a pleura, cujo a função principal é protegê-los. A pleura possui dois folhetos, um deles é chamado de parietal, fica em contato com as costelas e os músculos intercostais. O outro é chamado de visceral, fica em contato direto com os pulmões. Entre os dois folhetos, no chamado espaço pleural, encontramos certa quantidade de líquido pleural, que facilita o deslizamento dos pulmões durante a respiração.
  http://corpohumanofa.blogspot.com.br/

 Músculos respiratórios: o diafragma é o principal músculo respiratório divide-se em hemidiafragma direito e esquerdo, septo fibroso, em forma de cúpula, que separa a cavidade torácica da abdominal e suas origens são apêndice xifoide, seis últimos pares de costelas e as vértebras lombares L1 e L5. O diafragma é constituído em duas regiões (costal e crural), e inervado pelos nervos frênicos direito e esquerdo. 

Músculos intercostais externos: estão inseridos nas bordas inferiores de cada uma das onze primeiras costelas. Suas fibras dirigem-se para baixo e para diante até a borda superior da costela abaixo. São mais espessos posteriormente do que anteriormente e mais espessos que os intercostais internos.

Músculos intercostais internos: estão inseridos na borda inferior das costelas e das cartilagens costais, e no fundo do sulco da costela, quando está presente. Suas fibras dirigem-se para baixo e para trás, até as bordas superiores das costelas e cartilagens costais subjacentes. Os músculos mais inferiores estão intimamente unidos ao oblíquo interno do abdome.

cinesioologia.blogspot.com
 

Mecânica Respiratória

Inspiração: contração dos músculos diafragma e intercostais
aumento do volume torácico
     aumento do volume pulmonar
     diminuição da pressão intrapulmonar
            entrada do ar nos pulmões
 
Expiração: relaxamento dos músculos diafragma e intercostais
diminuição do volume torácico
diminuição do volume pulmonar
aumento da pressão intrapulmonar
saída do ar 
http://dc239.4shared.com/

Abaixo um vídeo explicando o sistema respiratório.
https://www.youtube.com/watch?v=vlY3AOnqLtk



Referências Bibliográficas

Enfermagem Medico-cirurgica em unidade de terapia
Por ELIZA KAORI UENISHI 10ª edição

Enfermagem M.c.Aplicada sistema respiratório
Por EVANISA MARIA ARONE, MARIA LUCIA DOS SANTOS PHILIPPI

Estrutura e função do corpo humano
Por GARY A. THIBODEAU, KEVIN T. PATTON 11ª edição

Corpo Humano - Órgãos, Sistema e Funcionamento 
Por RAFAEL LUIZ DE ANDRADE ZORZI, IRIAM GOMES STARLING

Aula de Anatomia (Professor Igor Campos)













segunda-feira, 26 de maio de 2014

Anatomia Humana - Sistema Circulatório

http://cienciasfundamentalemedio.blogspot.com.br/


   O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam humores. Os tubos são os vasos e os humores são o sangue e a linfa, impulsionados pelo coração que funciona como uma bomba propulsora.

   É constituído pelo sistema sanguífero, cujos componentes são os vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração (o qual pode ser considerado como um vaso modificado); sistema linfático, formado pelos vasos condutores da linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfoides (linfonodos e tonsilas); órgãos hemopoiéticos, representados pela medula óssea e pelos órgãos linfoides (baço e timo).
   A função primária do sistema circulatório é transportar materiais para e de todas as partes do corpo. As substâncias transportadas pelo sistema circulatório podem ser dividas em: nutrientes, água e gazes que entram no corpo a partir do meio externo, materiais que se movem de célula para célula e resíduos que as células eliminam.




Coração

http://o-corpohumano.tumblr.com/


    O coração é um órgão oco formado pelo músculo estriado cardíaco e realiza contrações involuntárias. Essa musculatura, denominada miocárdio, é recoberta interna e externamente por membranas, que são finas camadas de tecido. A membrana interna do miocárdio chama-se endocárdio e a externa, epicárdio.





   O pericárdio é uma membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade para os movimentos de contração do coração. O pericárdio consiste em duas camadas: pericárdio visceral (camada interna) e pericárdio parietal (camada externa).
 
 
 


Vista anterior do coração
 http://atlasdeanatomiahumano.blogspot.com.br/

 Vista posterior do coração
http://atlasdeanatomiahumano.blogspot.com.br/

   Por ser um órgão que funciona como uma bomba contrátil-propulsora ele possui uma atividade elétrica, intrínseca e ritma. Essa atividade é a razão dos batimentos contínuos do coração. Ela é ocasionada por um sistema de condução nervosa composto por uma série de células auto-rítmicas, ou seja, auto-excitáveis. O conjunto dessas células forma assim um tecido excito-condutor dividido em quatro estruturas interligadas morfo-funcionalmente, são essas:
  • Nó sinusal (nó sinoatrial): é um aglomerado de células excitáveis especializadas, situado no extremo da região ântero-superior direita do coração, próximo a junção da veia cava superior com o átrio direito;
  • Nó atrioventricular: se constitui num aglomerado celular excitável especializado, situado na junção entre os átrios e os ventrículos, na porção basal do septo interventricular, na região mediana do coração;
  • Feixe de His e seus ramos principais direito e esquerdo com suas sub-divisões: localizam-se na intimidade da estrutura muscular miocárdica, partindo da base do septo interventricular e dirigindo-se aos ventrículos direito e esquerdo, respectivamente;
  • Sistema de fibras de Purkinje: representa uma rede terminal de condução do impulso elétrico a cada célula miocárdica contrátil.
http://www.auladeanatomia.com/

  O coração tem a função de impulsionar o sangue através do sistema de vasos sanguíneos a todos os locais do corpo. Ele envia o sangue para as artérias com tanta pressão que provoca também o movimento do sangue das veias em direção a si próprio. O enchimento do coração se dá, portanto, de modo passivo. Observa-se, dessa forma, duas etapas distintas no trabalho do coração:
  • Sístole: movimento em que o coração se contrai, expulsando o sangue sob pressão para as artérias.
  • Diástole:quando o coração relaxa, enchendo-se passivamente com sangue das veias.      
   As etapas de sístole e diástole se sucedem continuamente, fazendo a circulação do sangue.


 http://www.auladeanatomia.com/

    O coração humano é tetracavitário (dividido em quatro câmaras), das quais duas ficam no lado direito (átrio e ventrículo direito), onde passa o sangue venoso, e duas no lado esquerdo ( átrio e ventrículo esquerdo), onde passa sangue arterial. A separação é feita pelos septos interatrial, interventricular e atrioventriculares.
   Os átrios correspondem a base do coração. São câmaras de recepção do sangue com expansões cavitárias denominadas aurículas.
   Os ventrículos correspondem ao ápice do coração. São câmaras que retiram o sangue do coração. 

http://www.alunosonline.com.br/
     
   As valvas cardíacas permitem que o sangue flua de maneira unidirecional. 
   As duas válvulas que separam as câmaras atriais superiormente dos ventrículos são chamadas válvulas AV ou atrioventriculares.
   As duas válvulas AV são chamadas de válvula mitral ou bicúspide, localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo, e a válvula tricúspide, localizada entre o átrio e o ventrículo direito. 
   As válvulas atrioventriculares impedem o fluxo do sangue para os átrios, quando ocorre a contração dos ventrículos. Várias estruturas em forma de cordões, chamadas de cordas tendíneas, prendem as válvulas atrioventriculares à pequenas colunas cárneas chamadas de músculos papilares

http://www.auladeanatomia.com/

   As valvas semilunares estão localizadas entre as duas câmaras ventriculares e as grandes artérias que transportam o sangue para fora do coração, ao ocorrer a contração. Os ventrículos, como os átrios, contraem-se juntos. Portanto, as duas válvulas situadas entre os ventrículos e as grandes artérias de saída do sangue se abrem e fecham ao mesmo tempo. As valvas semilunares do tronco pulmonar estão localizadas no início do tronco pulmonar e permitem que o sangue que está se encaminhando para os pulmões fluam para fora do ventrículo direito, mas impedem que o sangue reflua de volta para o ventrículo. As valvas semilunares da aorta estão localizadas no início da aorta, e permitem que o sangue que está se encaminhando para a aorta flua para fora do ventrículo esquerdo, mas impedem que o sangue reflua a esse ventrículo.


http://www.tuasaude.com/
  
 Os vasos sanguíneos são um conjunto de canais do organismo por onde circula o sangue para nutrir todas as células. São classificados em três tipos principais: artérias, veias e capilares.
   As artérias e as veias são formadas pelo mesmo tecido, mas em proporções diferentes.
  • Artérias: são vasos que saem do coração através dos ventrículos e se formam por ramificações. Suas paredes intermediárias, formadas por fibras musculares e elásticas, são mais grossas, o que é bastante prático, uma vez que as artérias têm de suportar e absorver verdadeiras ondas de sangue oriundas de cada batimento cardíaco, as quais geram enorme pressão. A menor porção das artérias são as arteríolas.
  •  Veias: são vasos que chegam ao coração através dos átrios e se formam por anastomoses (união). Suas paredes são mais espessas e quase flácidas, quando o sangue passa por elas ele tem menos força, exercendo menos pressão. Portanto, as veias são menos elásticas e resistentes que as artérias. A menor porção das veias são as vênulas. 
  • Capilares: São vasos microscópicos que estabelecem a ligação entre os menores ramos arteriais e as menores veias, e transportam sangue com baixa pressão através dos tecidos. São vasos com grande superfície, o que facilita as trocas gasosas e metabólicas entre o sangue e as células.
http://jairtonedfisica.blogspot.com.br/


  Circulação Pulmonar (Pequena Circulação)
   A  pequena circulação (circulação pulmonar) é o fluxo de sangue que vai do coração para os pulmões e vice-versa. Ela ocorre para oxigenar o sangue e retirar dele o gás carbônico (hematose).
   Na circulação pulmonar o sangue sai do coração  pelo ventrículo direito, chegando aos pulmões através da artéria pulmonar e desemboca, novamente ao coração, através das veias pulmonares pelo átrio esquerdo.



http://goretysilva.blogspot.com.br/


Circulação Sistêmica (Grande Circulação)                                 
   A grande circulação é o fluxo de sangue que sai do coração pelo ventrículo esquerdo e vai para todos os órgãos através  artéria aorta, levando o sangue oxigenado e retornando ao coração através das veias cavas  trazendo impurezas e gás carbônico ao átrio direito.

http://bio-log.blogspot.com.br/

A seguir um vídeo demonstrando o sistema circulatório no adulto e no feto. Lembrando que o presente blog trata-se apenas da anatomia humana no adulto.

https://www.youtube.com/watch?v=73THGXdeKsY








Referências Bibliográficas 

Anatomia Facial com Fundamentos de Anatomia Sistémica Geral.
Por MIGUEL CARLOS MADEIRAN 2ª edição

Anatomia Humana Básica e Sistémica.
Por DANGELO E FATTINI

Enfermagem M.c.Aplicada Sistema Cardiovascular.
Por EVANISA MARIA ARONE, MARIA LUCIADOS SANTOS PHILIPPI 5ª edição

Estrutura e função do corpo humano.
Por GARY A. THIBODEAU, KEVIN T. PATTON 11ª edição

Anatomia Facial com Fundamentos de Anatomia Sistemica Geral.
Por MIGUEL CARLOS MADEIRAN 2ª edição 

Corpo Humano - Órgãos, Sistema e Funcionamento.
Por RAFAEL LUIZ DE ANDRADE ZORZI, IRIAM GOMES STARLING

Fisisologia Humana - Uma Abordagem Integrada.
Por DEE UNGLAUB SILVERTHORN

Aula de Anatomia (Professor Igor Campos)